Se segues a Nutrisciente®, a síndrome do intestino irritável (SII) já não é um termo desconhecido para ti. Mas o que é realmente esta síndrome? Neste vídeo explico-te tudo.
A SII é considerada um distúrbio funcional do intestino (DFI). O diagnóstico dos DFI são enquadrados de acordo com critérios de sintomatologia, e após a exclusão prévia de outras doenças gastrointestinais tais como a doença celíaca e doença inflamatória intestinal (DII). A prevalência da SII é estimada entre cerca de 9,2 a 11,2 % na população mundial, sendo mais prevalente no sexo feminino e com um diagnóstico mais frequente antes dos 50 anos de idade. A causa da SII é ainda desconhecida, embora se concorde que a sua origem possa ser multifatorial.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da SII são: dor abdominal no baixo-ventre, alteração de hábitos intestinais (diarreia, obstipação ou a combinação de ambos), inchaço abdominal, flatulência excessiva e distensão abdominal. Estes sintomas podem apresentar uma frequência maior ou menor, e a severidade dos mesmos varia de indivíduo para indivíduo.
Diagnóstico
Não existem exames clínicos específicos que diagnostiquem adequadamente a SII. Todavia, os sintomas desempenham um papel crucial para um diagnóstico correto, que deve ser feito por um médico. O diagnóstico é feito através da história clínica detalhada e obedece aos critérios Roma IV. Esses critérios estabelecidos permitem, inclusive, perceber a predominância de sintomas e a classificação. A qualidade de vida pode ser afetada negativamente quando não existe um diagnóstico e/ou um diagnóstico incorreto, uma vez que a frequência de sintomas é constante, o que gera ansiedade e frustração nos utentes que se veem incapazes de encontrar soluções eficazes.
Tratamento
O tratamento da SII poderá passar por terapia farmacológica, prescrita pelo médico e/ou gastroenterologista, e de acordo com os sintomas, mas também pela redução de alimentos altos em FODMAP – o que poderá envolver uma dieta baixa em FODMAP nas suas 3 fases. Esta dieta deve ser prescrita por um Nutricionista Certificado para a Dieta Low FODMAP, mas sobre essa dieta falaremos num próximo artigo. Fica atento/a porque vemo-nos em breve!
Com amor,
Sara Barreirinhas