Bolo de Aniversário & SII/DII – E agora?

You are currently viewing Bolo de Aniversário & SII/DII – E agora?
  • Post author:

Um bolo de aniversário para o(a) aniversariante é algo inquestionável pela sociedade em que vivemos (é quase obrigatório!). Eu acho que é uma ótima ideia, sendo que o mais importante é que te sintas bem em celebrar o teu aniversário da forma te faz sentido.

Contudo, para quem tem síndrome do intestino irritável (SII), doença inflamatória intestinal (DII), outras doenças gastrointestinais ou intolerâncias e alergias alimentares, vamos ser sinceros, não se encontram bolos de aniversário adaptados em todas as superfícies comerciais.

Para ser honesta nunca gostei dos bolos de aniversários tradicionais que são vendidos, mas celebrava essa tradição anyway. Mesmo tendo uma DII, consumia este tipo de bolos comerciais de vez a vez (não apenas no meu aniversário, como também em aniversários de outras pessoas). Com o diagnóstico da SII as coisas complicaram-se nesse sentido. Por mais que eu quisesse ingerir esse tipo de produtos de pastelaria deparava-me constantemente com o eterno dilema: como ou não como? Estou disposta a arriscar mesmo que isso implique ter dores, náuseas, cólicas, etc ou não estou disposta a arriscar, porque não quero sofrer as consequências? Sei, por experiência própria, que em festas de aniversário ou jantares em família há sempre alguém que diz a célebre frase “só um bocadinho não te vai fazer mal”. Só que só um bocadinho, pode ser o suficiente para uma noite com dores, cólicas, sem dormir e com outras consequências que impactam (e muito!) na nossa qualidade de vida. É com este dilema que uma minoria de pessoas (possivelmente mais de 1 milhão de portugueses) vive o seu dia a dia, sentindo-se incompreendida e pouco integrada, numa sociedade em que é “banal” qualquer pessoa chegar a uma pastelaria e pedir bolinho.

Por isso, nos últimos anos tenho optado por fazer os meus próprios bolos de aniversário porque assim consigo garantir que todos os envolvidos poderão consumi-lo: incluindo eu! E confesso, que mesmo não sendo fã de bolo de aniversário nos meus anos, o facto de adaptar receitas de bolos e criá-los tornou-se uma grande paixão – a qual eu desconhecia até então! Só o facto de ter um aniversário (meu ou de outra pessoa próxima que me pede para elaborar um bolo adaptado) é hoje uma grande motivação!

E esta é a mensagem que te quero transmitir: se é o teu aniversário e queres celebrá-lo com um bolo adaptado à tua condição, mas que seja saboroso para todos os teus convidados, isso é possível!

Uma das primeiras receitas que me levou a criar mais e mais foi esta que hoje vos partilho. Inclusive foi a receita que escolhi para o meu bolo de aniversário de 2021. A receita original não foi criada por mim, mas sim pela Margarida Gonçalves (autora da Crohnologia), que gentilmente me autorizou a partilhá-la, ainda que com algumas adaptações. Espero que gostem e desfrutem sem medos!

Bolo de Mousse de Chocolate

Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • 200gr de chocolate negro (70-75% de cacau);
  • 2 c. Sopa de farinha de aveia sem glúten;
  • 3 c. sopa de azeite

Modo de preparação:

  1. Derreta o chocolate ou em banho maria ou no microondas.
  2. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  3. Separe as gemas das claras, em taças diferentes.
  4. Bata as claras em castelo, enquanto o chocolate arrefece um pouco.
  5. Após o chocolate arrefecer, junte à taça das gemas e mexa tudo.
  6. De seguida junte às gemas e ao chocolate, as claras já batidas em castelo.
  7. Por fim, adicione as colheres de azeite à mistura e envolva.
  8. Coloque a mistura num recipiente próprio para ir ao forno e, leve ao forno por 15 minutos.

NOTA: se gostares podes adicionar frutos vermelhos por cima do bolo.

Ps: um agradecimento à Margarida Gonçalves, por não só me ter concedido a autorização de partilhar e adaptar, como também me inspirou a criar mais receitas de doces e sobremesas adaptadas à condição clínica de cada paciente.

Deixe uma resposta