Mini croissant Low FODMAP

You are currently viewing Mini croissant Low FODMAP

Mudámos de ano recentemente, mas parece que janeiro perdura há mais de um mês. Serei eu a única com essa sensação? Parece-me que janeiro está a pedir algo diferente, aconchegante e saboroso. Por isso iniciámos este mês com uma oferta especialmente desenhada para ti – um ebook com receitas de Pequenos-Almoços que podes desde já fazer o download.  Não se trata somente de um ebook de receitas, mas contém muitas mais informações que te podem ajudar na dieta low FODMAP (especialmente para quem está na primeira fase).

Ainda neste mês lançámos a 2ªEdição do Guia de Consulta para Utentes (dieta baixa em FODMAP). Uma edição há muito aguardada pelos nossos clientes e seguidores que te orienta durante todas as fases da dieta, ainda que não substitua o acompanhamento de uma Nutricionista Certificada e experiente nesta dieta (podes fazer o download aqui).

Para finalizar janeiro em grande, acrescentamos mais uma receita à tua lista: este saboroso croissant Low FODMAP. Um croissant com um sabor diferente dos tradicionais, mas que nos deixa com água na boca e nos permite “matar as saudades” de um bom croissant ao lanche. Vamos a isso?

E porque ainda vamos a tempo, aproveitamos para te desejar um saboroso e saudável 2024!

Croissants com amêndoas

Mini croissant Low FODMAP

🕗 35 minutos | 12 unidades

Ingredientes:

  • 160g de farinha de aveia sem glúten
  • 155g de farinha de arroz
  • 11g de fermento para bolos
  • 1 c. café de sal
  • 1 c. sopa de psyllium
  • 2 c. sopa de açúcar branco
  • 1 c. sopa de aroma de baunilha
  • 1 c. sopa de mel
  • 2 ovos M batidos
  • 1 c. sopa de azeite
  • 2 c. sopa de margarina amolecida
  • 130ml de bebida vegetal low FODMAP
  • Amêndoa laminada, chocolate negro, açúcar de confeiteiro (opcional)

Modo de preparação:

  1. Pré-aquece o forno a 200ºC.
  2. Numa taça junta as farinhas, o fermento, o sal e o psyllium, e mistura tudo.
  3. Adiciona o açúcar, o aroma de baunilha, o mel e um ovo batido. Mistura tudo novamente.
  4. Junta o azeite, a margarina já amolecida e a bebida vegetal e bate a massa até ficar consistente. Se necessário adiciona mais farinha até ficar bem consistente.
  5. Coloca a massa entre duas folhas de papel vegetal de cozinha e, com auxílio de um rolo de cozinha, estica a massa até este ficar fina. [imagem 2]
  6. Com um cortador de pizza ou faça, corta lateralmente a massa em formato de um círculo e divide-a em pequenas fatias (como de fosse uma pizza. [imagem 3]
  7. Podes fazer croissants simples ou com recheio. Neste caso fizemos com recheio de chocolate negro e com topo de amêndoa laminada e açúcar de confeiteiro.
  8. Deves enrolar os croissants sempre de fora para dentro. Nos croissants com chocolate colocamos pedaços por cima da fatia e fomos enrolando. Nos croissants com a amêndoa, enrolamos primeiro a massa e colocamos a amêndoa depois.
  9. Sejam simples ou com recheio, deves pincelar os croissants com ovo batido antes de os levar para o forno.
  10. Leva ao forno durante 10-12 minutos, e reserva.
Imagem 2 – Passo 5
Imagem 3 – Passo 6

NOTA:

Este receita é naturalmente isenta de glúten e lactose, pelo que pode ser consumida por doentes celíacos e/ou com intolerância à lactose, para além de ser uma receita baixa em FODMAP. Contém ovo.

Na primeira fase da dieta baixa em FODMAP devem ser consumidos, no máximo, 4 croissants na mesma refeição (dose low FODMAP).

Croissants recheados com chocolate negro

Sara Barreirinhas

Deixe um comentário