Síndrome do Intestino Irritável e o Natal – Como desfrutar desta época?

You are currently viewing Síndrome do Intestino Irritável e o Natal – Como desfrutar desta época?
  • Post author:

Se tens seguido o Blog da Nutrisciente, o termo “Síndrome do Intestino Irritável” já não te é desconhecido. De facto, a Nutrisciente é uma empresa especializada na área das patologias intestinais. Isto porque eu, Sara, possuo uma doença inflamatória intestinal (DII) e síndrome do intestino irritável (SII). Podes saber mais um pouco da minha história neste artigo do Blog

Foram vários os natais e festividades que passei com uma pergunta que muitas vezes nos bloqueia: o que vou comer? Bom, a maioria da população pode comer disto e daquilo. Mas uma pessoa com uma patologia intestinal adquire medos. Medo de desencadear sintomas ao mínimo ingrediente que possa estar naquele alimento ou refeição. Será que tem cebola? Será que têm alho? Será que tem isto ou aquilo? Esta insegurança alimentar nas refeições, quando vamos comer fora de casa, torna-se constante. Claro que não pensaríamos nisto se cometêssemos um excesso ou outro. Pensamos nisto porque as dores abdominais são constantes, assim como cólicas, distensão abdominal, entre muitos outros sintomas. A diminuição da qualidade de vida destes doentes gera muita ansiedade e frustração, especialmente quando chega o momento da refeição e não conhecemos os seus ingredientes. E isto será uma preocupação constante, se não tivermos um acompanhamento correto com um Nutricionista, certificado para a Dieta baixa em FODMAP, e/ou com um conhecimento aprofundado sobre as patologias gastrointestinais. É fundamental conheceres as reações do teu corpo e sistema gastrointestinal, de acordo com os vários grupos de alimentos. Este conhecimento vai diminuir as tuas preocupações e trazer-te maior segurança sobre as refeições, e retirar receios quando optares por fazer refeições fora de casa. Se pretendes acompanhamento com a Nutrisciente® podes agendar a tua consulta aqui

Hoje vou partilhar contigo algumas dicas de como desfrutar desta época natalícia, em família, com várias refeições tradicionais, sem que esse momento te traga ansiedade (e sintomas severos!). Algumas dessas dicas foram partilhadas no meu último LIVE no instagram, o qual podes espreitar aqui.

As minhas sugestões para este Natal e festividades de Ano Novo, para quem tem problemas gastrointestinais – especialmente alguma DII ou SII – são as seguintes:

#1: Descarregar o ebook de Natal da Nutrisciente®. Se ainda não tens o ebook com receitas tradicionais adaptadas para problemas intestinais, então tens de o fazer. Podes descarregar gratuitamente aqui 

#2: Planeia as refeições principais e sobremesas. Este passo será muito mais fácil se as festividades forem na tua casa, uma vez que podes ser tu a gerir. Contudo isso nem sempre acontece. Por essa razão, fala com os anfitriões da casa onde vais estar e/ou com o restaurante, previamente. Questiona os ingredientes e tenta negociar a alteração de um ou outro ingrediente, de forma que possas consumir essa refeição. Caso seja na casa de um familiar ou amigo, podes ainda sugerir levar um ou outro prato/sobremesa de forma a que te sintas seguro(a) para consumir essa refeição e partilhar com os demais.

#3: Faz as restantes refeições ao longo do dia. Temos uma certa tendência, nas festividades, de saltar as refeições intermédias e consumir maior quantidade de alimentos aquando da ceia de Natal ou quando estamos em meio social. Evita consumir alimentos em grande quantidade, para evitar transtornos digestivos. Assim, faz pequenas refeições ao longo do dia para que não sintas fome e consigas gerir as quantidades consumidas.

#4: Mantém-te hidratado. Se há coisa que o intestino e sistema gastrointestinal precisam regularmente é de se manterem hidratados. Então, ingere líquidos ao longo do dia. Se optares por bebidas quentes, deves ter alguma atenção ao tipo de infusão ou chá que escolhes, já que alguns podem contribuir para o aparecimento de sintomas.

#5: Tem atenção à quantidade de sobremesas. Não porque não possas ingeri-las (porque podes!). Contudo e, novamente, deves evitar a ingestão de quantidades elevadas. Especialmente se as sobremesas contenham ingredientes ricos em FODMAP, ou gorduras ou ainda excesso de açúcares que podem causar algum mal-estar, se forem consumidas em excesso.

#6: Moderação de bebidas alcoólicas. Algumas bebidas alcoólicas que costumamos beber por esta altura do ano (como rum, licores, etc.) contêm elevados teores de FODMAP. Assim, modera as quantidades, especialmente se consumiste alimentos com outros teores dos mesmos FODMAP, para se evitar a acumulação de FODMAP.

Desejo, de coração, que desfrutes deste Natal sem receios e com um grande sorriso no rosto.

Um abraço consciente,
Sara Barreirinhas

Sara

Deixe um comentário