Vamos dar as boas-vindas ao equinócio de Outono de uma forma doce e com um fruto (quase) “proibido” na dieta baixa em FODMAP. Digo “quase” porque, embora se possa ingerir na 1ª Fase da dieta, a porção recomendada de consumo é muito pequena (entre 20-25g), o que inevitavelmente leva a um baixo consumo desta fruta durante a dieta. Todavia, a maçã é uma fruta bastante consumida pelos portuguesas ao longo do ano e, de acordo com a Balança Alimentar Portuguesa 2016-2020, é o fruto com maiores quantidades disponíveis para consumo (1).
A maçã sempre foi mais do que um fruto. É aliás um símbolo associado a marcas, ao conhecimento e a “dietas inofensivas”. Facto é que, o seu consumo pode estar associado a sintomas gastrointestinais (como diarreia, inchaço, cólicas, etc.), especialmente para quem tem síndrome do intestino irritável (SII) e/ou intolerância a frutose e sorbitol – FODMAP que naturalmente existem na sua composição.
Significa isto que não se deve comer de todo? NÃO! Os nutricionistas têm um papel fundamental neste ponto. Não somente na educação alimentar – indicando quais as porções de consumo dos alimentos que a pessoa com SII pode ingerir –, como também procurar estratégias e ideias criativas que promovam a inclusão de alimentos que só podem ser ingeridos em porções baixas (como a maçã). Digamos que a alimentação, mesmo estando a seguir o protocolo da dieta baixa em FODMAP, deve ser sempre procurar ser o mais inclusiva possível.
Desde sempre a Nutrisciente® tem procurado transmitir estes conhecimentos e apresentar, não só a criatividade, como a versatilidade que podemos ter nas nossas receitas – afinal ninguém quer ter uma alimentação monótona e com pouco sabor! Muito menos os utentes com patologias gastrointestinais que já por si podem ter algumas restrições alimentares, devido à doença. Por isso hoje sugerirmos esta tartelete bem docinha para introduzires num dos teus lanches. O Outono vem com outro sabor! Para mais receitas de doces e sobremesas sugerimos-te o nosso ebook “20 Doces&Sobremesas” com receitas adaptadas para a 1ª Fase da Dieta baixa em FODMAP e, inclusive, com indicações para utentes com doença inflamatória intestinal (DII). Clica aqui para o obteres: ebook receitas de doces e sobremesas low FODMAP.
Tarteletes de Pink Lady da Nutrisciente®
(receita baixa em FODMAP)
Ingredientes:
- 110 g de farinha de arroz
- 35 g de amido de milho
- 40 g polvilho doce
- 1 c. sopa de psyllium em flocos
- 1 c. de café de fermento químico em pó
- 25 g de açúcar mascavado
- 1 ovo inteiro
- 25 ml bebida vegetal (sem inulina)
- 1 c. sopa margarina
- 1 c. chá de aroma de baunilha
- 1 c. café de canela em pó
- 1 clara de ovo
- 1 maçã pink lady
Modo de preparação:
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Numa taça junta as farinhas, o polvilho, o psyllium, o fermento e o açúcar e mistura tudo.
- Bata o ovo à parte e depois adiciona-o às farinhas assim como a bebida vegetal.
- Depois junta a margarina à temperatura ambiente, o aroma a baunilha e a canela. Mistura tudo com as mãos de forma a obter uma massa consistente.
- Com a ajuda de um rolo de cozinha estende a massa numa superfície lisa.
- Com auxílio de forma em círculo ou um copo (Ø 8.5 cm), forma cerca de 8 bolachas. Com a restante massa podes fazer pequenos moldes em formato de folhas de maçã ou moldar de outra forma que queiras.
- Com um pincel de cozinha distribui um pouco de clara por cima das tarteletes, uniformemente.
- Lava e corta a maçã em fatias finas para distribuir por cima das tarteletes. Cada tartelete deve ter no máximo 20g de maçã pink lady, que pode estar com ou sem casca, de acordo com a tua preferência.
- Por fim, leva as tarteletes por 15 minutos ao forno e desfruta deste sabor único!
NOTA:
Esta receita rende 8 tarteletes e é isenta de glúten, lactose e soja. Assim é uma receita apta para a doença celíaca, intolerância à lactose e baixa em FODMAP. Sendo que a receita contém um total de 8 porções, a porção de consumo baixa em FODMAP recomendada é apenas 1 porção, ou seja 1 tartelete por refeição, de acordo com as recomendações da Monash University. Assim estas tarteletes podem ser consumidas na primeira fase da dieta baixa em FODMAP, desde que respeitada a porção indicada. Esta receita foi elaborada e revista pela Drª Sara Barreirinhas, Nutricionista Certificada para a Dieta baixa em FODMAP pela Monash University, Investigadora da Dieta Baixa em FODMAP na Universidade do Porto e membro efetivo da Ordem dos Nutricionista (2098N).
Esta receita é da autoria da Nutrisciente® (Marca Registada). TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©
(1) INE, I. P. (2021). Balança Alimentar Portuguesa – 2016 – 2020. https://www.ine.pt