O Poder de um hábito

You are currently viewing O Poder de um hábito
  • Post author:

Novo ano, nova vida, novas resoluções!

Na generalidade, é assim que começamos todos os anos. E todos temos o direito de desejar novas experiências, objetivos e concretizações (até porque os últimos 2 anos foram muito atípicos para todos nós). Queremos mudar de energia, deixar o passado lá atrás e experienciar novas ideias.

Vamos fazer um pequeno exercício de reflexão:

– Ao longo de um ano, quantas vezes começas algo que não terminas?

– Dás por ti a ter novas e boas ideias, mas tens dificuldade em concretizá-las e/ou a mantê-las?

Adorava que as tuas respostas fossem algo do género: “eu consigo cumprir com os objetivos a que me proponho” ou “eu pratico todos os dias, de forma contínua, esta tarefa”. Mas vamos ser sinceros, é muito comum assistirmos ao contrário. Sabes quantas pessoas eu vejo com motivação de alterarem a alimentação? Muitas. E quantas são aquelas que procuram apoio de um Nutricionista? Algumas. E quantas aplicam na sua rotina um plano alimentar adequado e começam a fazer exercício físico, mas que ao fim de algum tempo deixam de ter esses cuidados? Algumas. Quantas são as que conseguem manter essas rotinas e bons resultados, no que diz respeito à gestão de peso? Poucas. Mas conseguem! Então o que é que diferencia essas poucas, das muitas motivadas? Eu digo-te: a criação de novos hábitos!

A Neurociência (campo de estudos do Sistema Nervoso) diz-nos que se repetires os mesmos pensamentos, escolhas, comportamentos e experiências estás a obrigar o teu cérbero a repetir os mesmos padrões e as mesmas combinações diariamente.

(E a título de curiosidade, sabias que 90% dos nossos pensamentos de hoje são os mesmos de ontem?)

Cada vez que aprendes ou fazes algo novo, crias novas ligações sinápticas no cérebro. E quando o teu cérebro trabalha de modo diferente, estás a mudar a tua mente.

O segredo é continuares a lembrar-te desse conhecimento. Então, ao criares um novo hábito e praticá-lo todos os dias, estás a mudar a tua mente. Isso implica novos pensamentos, que te irão levar a fazer novas escolhas, novos comportamentos, novas experiências, novas emoções e novos pensamentos.

Ao nível da nutrição, um exemplo muito prático e simples que é possível observar-se no decorrer das minhas consultas de Nutrição é a construção do hábito de ingerir água. A maioria dos portugueses tem um baixo aporte hídrico diário e, isso, deve-se em grande parte à inexistência de hábitos na ingestão hídrica que a população portuguesa tem. Uma vez estabelecido esse hábito – que leva algum tempo e consistência – torna-se automático para o indivíduo beber água diariamente. Só temos de repetir o processo para que a mente seja “educada” a “pedir-nos” água.

Se também tu gostavas de criar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, ao longo do tempo, a Nutrisciente® irá acompanhar todo o teu processo de mudança, com várias estratégias para aplicares no dia a dia, sem esforço ou restrições. Lembra-te que “educar” a mente é o segredo!

Referências:

1. Dispenza, Joe. (2017). Becoming Supernatural (1st ed.). Hay House, Inc.         

2. C. Lopes, A. Oliveira, M. Severo, V. Alarcão, S.Guiomar, J. Mota, P. Teixeira, S. Rodrigues, L. Lobato, V. Magalhães, D. Correia, C. Carvalho, A. Pizarro, A. Marques, S. Vilela, L. Oliveira, P. Nicola, S. Soares, E. Ramos. (2017). Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, IAN-AF 2015-2016: Relatório de resultados. Universidade do Porto. www.ian-af.up.pt.         

Sara

Deixe um comentário